Você sabe o que é empréstimo consignado? Pois saiba que essa opção pode ser a solução dos seus problemas financeiros. Essa é uma modalidade de crédito que conta com taxas mais atrativas. Igualmente, com melhor forma de pagamento.

Infelizmente, passamos por situações em que gastos não planejados são necessários. E, quando eles ocorrem, nem sempre temos em mãos o valor necessário. Por isso, saber quais são as melhores opções de empréstimo é essencial!

São elas que podem lhe dar um respiro financeiro. Para conhecer melhor sobre esse tipo de empréstimo, vantagens e para quem se destina, continue lendo. 

Abaixo, separamos diversas informações importantes sobre essa modalidade de empréstimo

o que é empréstimo consignado

Empréstimo consignado: saiba aqui quem pode contratar e quais são os juros

O que é empréstimo consignado?

Esse é um tipo de empréstimo que funciona de forma singular. Ele, assim como outras operações de crédito, concede valores a quem o requer. Até aí, tudo normal. O que realmente o torna diferente é a forma de pagamento das parcelas.

Quando um empréstimo é consignado, significa que ele se atrela a alguma forma de renda. Esta, por sua vez, pode ser salário fixo ou benefício previdenciário, pago pelo INSS. Assim, as parcelas de quitação do crédito têm desconto direto nessa remuneração.

Ou seja, ao fazer um empréstimo consignado você não precisa, mensalmente, pagar uma fatura que condiz a ele. Sequer precisa colocá-lo no débito automático. Isso, pois, antes de receber a sua remuneração ela já sofrerá o desconto da parcela.

Ao contratar tal empréstimo, você já sabe desde logo qual será o valor da parcela fixa. Então, informa à empresa ou órgão de vínculo a existência dessa operação. Dessa maneira, mensalmente, antes do repasse da remuneração para a sua conta, ela sofrerá um desconto.

Esse desconto corresponde ao valor da parcela mensal do empréstimo consignado. O seu salário ou benefício, assim, chega até você de forma incompleta, porém com a garantia da quitação do crédito.

O empréstimo em consignação é permitido por lei?

A lei prevê, desde 2003, a possibilidade de firmação deste tipo de empréstimo. Por isso, ele não é contrário à inviolabilidade salarial. O seu desconto, assim, encontra permissão na lei. 

Veja a previsão da Lei 10820/2003:

Art. 1o Os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, poderão autorizar, de forma irrevogável e irretratável, o desconto em folha de pagamento ou na sua remuneração disponível dos valores referentes ao pagamento de empréstimos, financiamentos, cartões de crédito e operações de arrendamento mercantil concedidos por instituições financeiras e sociedades de arrendamento mercantil, quando previsto nos respectivos contratos.

Quem pode ter um empréstimo consignado?

Em geral, qualquer pessoa com renda fixa pode ter um empréstimo em consignação. Portanto, trabalhadores formais com carteira assinada, servidores públicos e beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas.

Entretanto, esse rol varia de acordo com cada instituição que oferece esse tipo de empréstimo. Algumas, por exemplo, são exclusivas para os beneficiários da Previdência Social. Outras, de outro lado, excluem apenas os empregados de empresas privadas.

Seja como for, é preciso pesquisar sobre cada uma das opções para saber quem ela permite ou não requerer o crédito.

Negativados podem obter empréstimo consignado?

Em geral, sim. E esse é um dos pontos altos do crédito do tipo consignado. Como bem se sabe, pessoas com o nome sujo perante o SPC ou Serasa encontram dificuldade em obter crédito no mercado.

Isso se deve ao fato de que elas oferecem risco às instituições. Uma vez que já possuem dívidas não pagas e negativadas, nada garantiria que elas cumpririam com um novo compromisso de crédito.

Contudo, o empréstimo consignado lida com isso de forma diferente. Afinal, ele tem desconto na remuneração do indivíduo antes mesmo deste colocar as mãos em seu dinheiro.

Por isso, não depende do contratante o pagamento da parcela de empréstimo. Essa é automática. Quem a faz é a própria empresa ou órgão responsável pelos pagamentos mensais ao cidadão.

Dessa forma, o empréstimo consignado não é apenas uma opção de crédito para negativados. Ele é uma ótima alternativa a todos que possuem renda fixa e que necessitam de um dinheiro extra. Abaixo, veja todos os benefícios dessa modalidade.

Quais são as vantagens de um empréstimo consignado?

o que é empréstimo consignado

Para terminarmos, não poderíamos deixar de citar os principais benefícios do empréstimo em consignação. Veja quais são e não tenha mais dúvidas quanto a essa possibilidade de crédito:

  • Disponível para contratação online na maioria das instituições financeiras do Brasil;
  • Taxas de juros menores do que as dos demais empréstimos;
  • Aceita pessoas com o nome sujo como clientes;
  • Melhores condições de pagamento, uma vez que há garantia de quitação mensal;
  • Não sofra o risco de pagar juros de mora pelo esquecimento de quitação da parcela.

Com tudo isso, fica claro que o empréstimo consignado é, de fato, uma das melhores opções de crédito disponíveis hoje.